(H)EDU Program

HIGHER EDUCATION FOR ALL

No âmbito da sua atuação social e ao nível do eixo da educação, a FCVC atribuiu Bolsas de Estudo Sociais e Bolsas de Estudo de Mérito para acesso ao Ensino Superior.

Bolsa de Mérito Consuelo Vieira da Costa

Concessão de bolsas de estudo a todos os estudantes, em instituição de ensino superior protocolada, que ingressem por regime normal (1º ano, 1ª vez) em Licenciatura ou Mestrado, com média de acesso igual ou superior a 16 valores. A FCVC comparticipa 50% do valor da propina base do curso. Nos anos seguintes, o estudante terá que manter ou superar a média para renovar a Bolsa de Mérito Consuelo Vieira da Costa.

Bolsas FCVC – CTeSP

Concessão de bolsas de estudo para ingresso em Curso Técnico Superior Profissional (TeSP). Estas bolsas são atribuídas ao abrigo de protocolos estabelecidos com escolas secundárias, escolas profissionais ou outros centros de formação. Cada escola protocolada dispõe de 3 bolsas de estudo na instituição de ensino superior parceira, que seleciona os estudantes de acordo com a seriação dos candidatos. A FCVC comparticipa 50% do valor da propina base. Nos anos seguintes, o estudante terá de ter aproveitamento em todas as Unidades Curriculares, para renovar a bolsa.

Bolsas Sociais FCVC

Concessão de bolsas que permitam aos estudantes internacionais dos PALOP indicados pelas Organizações Não Governamentais parceiras, aceder a um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP), numa instituição de ensino superior parceira. A FCVC comparticipa 50% do valor da propina, 70% da candidatura e 67% da matrícula.

Bolsas de Estudo Porto de Conhecimento

Bolsa estabelecida com a Câmara Municipal do Porto que permite aos candidatos, previamente selecionados no âmbito do Projeto “Porto Conhecimento”, aceder aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), Licenciaturas e Mestrados do ISAG – European Business School, em condições vantajosas: a) isenção integral do pagamento de proprinas de frequência em CTeSP; b) isenção de 50% do pagamento de proprinas de frequência de Licenciatura ou Mestrado.

APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial

Em 2021, a FCVC candidadou-te ao Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade [RPRSS] – uma iniciativa da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que distingue a implementação de políticas e modelos de boa governação em organizações dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos, com boas práticas em responsabilidade social e sustentabilidade.

Neste âmbito, FCVC foi distinguida com uma Menção Honrosa no Eixo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentro do ODS 4 – Educação de Qualidade, pela prática da atribuição das Bolsas de Estudo.

(H)EDU PROGRAM – Higher Education for all

TRADUZIDO EM NÚMEROS

BOLSAS DE ESTUDO ATRIBUÍDAS

BOLSAS MÉRITO CONSUELO VIEIRA DA COSTA

BOLSAS FCVC - CTeSP

BOLSAS SOCIAIS PALOP

BOLSAS PORTO DE CONHECIMENTO

PROTOCOLOS COM INSTITUIÇÕES

2019/2020

2020/2021

2021/2022

****
Projeto financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE).