Mensagem dA Presidente

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

A Senhora Presidente do Conselho de Administração e Diretora Executiva,

O Projeto Fundação Consuelo da Vieira da Costa tem já uma longa data nos meus sonhos e concretizou-se, finalmente, em 2018.

Esta Fundação tem um significado especial por homenagear a grande empresária e mulher D. Consuelo Vieira da Costa e, por isso, tudo o que ela representa e representou na sua época, será espelhado na atividade da fundação: a mulher emancipada, empreendedora, solidária e focada no progresso da educação em Portugal.

Foi um percurso conturbado até conseguirmos dar vida à Fundação, mas foi a força e o empenho de D. Consuelo Vieira da Costa que nos inspiraram e fizeram prosseguir. Criamos, assim, uma Fundação para a Comunidade, focada na melhoria das condições de vida da nossa sociedade e na promoção da Educação, da Cultura e da Investigação, através da dinamização de projetos inovadores, inclusivos e igualitários. Queremos que o nosso legado seja de solidariedade, humanismo e diferenciação.

Através de parcerias e da cooperação com vários organismos sociais, a Fundação irá servir os propósitos de interesse público, nomeadamente:

– atribuição de bolsas sociais de estudo sociais e de mérito, permitindo o acesso ao ensino superior a jovens em condições económicas mais desfavorecidas e valorizando e reconhecendo o mérito pessoal;

– desenvolvimento de ações de responsabilidade e intervenção social focadas no aumento da qualidade e das condições de vida da comunidade mais carenciada do Grande Porto;

– criação de uma Universidade Sénior, onde a pessoa sénior é valorizada e reconhecida e tem a possibilidade de participar em experiências de autorrealização e autossuperação;

–  criação de um Centro de Investigação – Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo (CICET – FCVC) focado no progresso do conhecimento, através da realização de projetos de investigação científica inovadores e de projetos de investigação aplicada que permitirão dar resposta às problemáticas da sociedade e empreender respostas contíguas e adaptadas à realidade e com impacto no desenvolvimento local, regional e nacional;

– desenvolvimento de ações culturais focadas na promoção da cultura e de um acesso igualitário à mesma.

A todos os que ajudaram na concretização deste sonho e a todos os que irão contribuir para o seu desenvolvimento, fazendo crescer a nossa missão de utilidade pública, o meu sincero e profundo obrigada.

Acredito que o futuro nos aguarda grandes feitos, vamos conquistá-los com a destreza e força com que a D. Consuelo Vieira da Costa tanto nos inspirou!

A Presidente do Conselho de Administração e Diretora Executiva da Fundação Consuelo Vieira da Costa,
Elvira Pacheco Vieira