A Fundação Consuelo Vieira da Costa

A Fundação Consuelo Vieira da Costa (FCVC) foi criada a 3 de abril de 2018 e reconhecida, pela Presidência do Conselho de Ministros, a 21 de setembro de 2018.

A FCVC foi instituída em homenagem a Consuelo Vieira da Costa, a “Empresária dos Sete Ofícios”, e é uma fundação de direito privado sem fins lucrativos. Os fins da FCVC, definidos estatutariamente, são a realização de atividades de promoção, desenvolvimento e apoio a iniciativas de natureza predominantemente social, cultural e de investigação científica, nos domínios do ensino, educação e formação profissional.

Tendo estes objetivos presentes, a Fundação atua nas seguintes áreas:

Social | Apoio a jovens na prossecução dos seus estudos ao nível do ensino superior, através da atribuição de Bolsas de Estudo Sociais e premiação de jovens com Bolsas de Estudo de Mérito.

Investigação | Criação do Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo (CICET) que visa a realização de projetos de investigação inovadores em ligação com o tecido empresarial.

Educação | Criação da Universidade Sénior Consuelo Vieira da Costa, para desenvolvimento contínuo e valorização da população sénior, num ambiente ativo e regenerador.

Cultura | Realização de ações interventivas e de inclusão na sociedade, possibilitando o acesso à cultura.