Missão, Visão e Valores

A constituição e o desenvolvimento da Fundação Consuelo Vieira da Costa seguiram um conjunto de valores e princípios, que estão presentes diariamente na sua atividade.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento da sociedade, em particular nos domínios social, cultural, educacional e de investigação científica.

Visão

Ser identificada e reconhecida como uma Instituição de referência a nível nacional e internacional, orientada para a promoção e envolvimento da comunidade e para produção e disseminação de conhecimento científico.

A atuação da FCVC pauta-se pelos seguintes valores e princípios:

I. Respeito e Humanismo

Promoção dos direitos humanos, respeito pelos outros, humanização dos processos, responsabilidade recíproca com os nossos colaboradores, parceiros e beneficiários, compreensão, visão holística e ponderada, promoção da justiça social, dos direitos cívicos e humanos, envolvimento das famílias e grupos de apoio.

II. Ética, Responsabilidade e Inclusão Social

Ética, responsabilidade social, justiça, oportunidades de acesso igualitárias, linguagem inclusiva e não discriminatória, atividades de sensibilização para o discurso social e de encontro intergeracional.

III. Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade ambiental, económica e sociopolítica, combate à pobreza, defesa do ambiente e dos recursos naturais, promoção de práticas ecológicas, distribuição equitativa dos nossos recursos.

IV. Qualidade e Inovação

Excelência, profissionalismo, confiabilidade, diferenciação, criatividade, integridade e coerência, consciência das necessidades, boas práticas de gestão, estabelecimento de parcerias com instituições para supressão de necessidades, capacidade de prestar serviço com confiança e exatidão, disposição para prestar ajuda e fornecer o serviço prontamente.