de volta à praça

Código do projeto | NORTE-04-2114-FEDER-000635
Objetivo principal | PROTEGER O AMBIENTE E PROMOVER A EFICIÊNCIA DOS RECURSOS
Região de intervenção | NORTE
Entidades beneficiárias | ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO COLISEU DO PORTO; TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO; FUNDAÇÃO CONSUELO VIEIRA DA COSTA; MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ; MUNICÍPIO DE SANTO TIRSO; MUNICÍPIO DE CABECEIRAS DE BASTO; MUNICÍPIO DE MONDIM DE BASTO; COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO TÂMEGA E SOUSA
Data de aprovação | 2021-01-14
Data de início | 2021-01-02
Data de conclusão | 2021-12-15
Custo total elegível | 268.170,01€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 268.170,01€
Nível do Financimento | 100%

Síntese do Projeto | O projeto representa uma atividade de desenvolvimento artístico e cultural nos territórios da Região Norte, que envolve diferentes municípios numa revisitação ao Circo, refletindo-se sobre os vários discursos do circo na sua relação com a sociedade, os artistas, as memórias e a identidade pessoal e coletiva. Desenvolve-se assim uma programação alicerçada na revitalização das artes circenses e dos seus artistas, onde em praças históricas e espaços emblemáticos dos municípios se juntam os espectadores numa tradição que não se deixa perder. Partindo deste património, o programa De Volta à Praça, combina diferentes abordagens e discursos sobre o circo: do imaginário do Grande Circo do Coliseu do Porto — presente em toda a Região Norte e caracterizado por um cruzamento de técnicas e propostas de um circo mais tradicional —, às narrativas e estruturas mais contemporâneas, ao espaço de interpelação proposto pelo café teatro — apresentado pela Palmilha Dentada —, onde o circo se incorpora e discute, até ao circo de linguagem mais contemporânea — evidente no espetáculo Rasto, uma co-produção do Teatro Nacional de São João e Companhia Erva Daninha. Este é um programa transversal que, com o circo e a música como corpo estruturante, se apresenta para convocar todos os públicos, de novo, à praça pública. Uma proposta de valorização de um património imaterial intrincado na nossa cultura, que se quer apresentar e ligar a espaços do nosso rico e vasto património natural e cultural, do Minho, ao Ave e ao Tâmega e Sousa.

Parceiros: